Contato (16) 98139 9519 / e-mail:marciabcavalieri@hotmail.com / PSICOTERAPIA DE CASAL E ADULTOS, ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - O olhar da Psicologia unido à Filosofia proporciona questionamentos mais específicos. o Blog - http://marciapsic.blogspot.com/ - possibilita que essas reflexões não sejam exclusivas a acadêmicos ou estudiosos do assunto.
16 dezembro 2011
O INESPERADO
Toda mudança representa um desafio. Pois, mudar envolve, antes de qualquer coisa, uma decisão e a constatação de que algo não está bom, ou, que pode ficar melhor. No entanto, uma questão surge: a mudança garante a melhora? Essa resposta nem sempre é passível de ser integralmente antecipada à atitude de mudar. Então, sair da “zona de conforto”, isto é, aquilo a qual estamos acostumados, envolve o inesperado, e nem sempre se está preparado para isso.
O filósofo Heidegger afirma que a rotina nos proporciona segurança. Elas nos amparam no “desejo” de sermos imortais, visto que a ideia de termos um compromisso diário nos leva a crer na necessidade de estarmos vivos para cumpri-lo. É óbvio todos nós precisarmos disso para não pensar em nossa mortalidade. O problema ocorre quando essa atitude nos impede de tomarmos iniciativas que nos conduzam ao crescimento pessoal.
Certamente quem acredita estar tudo errado para si, pode não estar totalmente enganado, ao menos sob determinado ponto de vista. No entanto, pode ocorrer de essa pessoa estar com sua atenção voltada somente para o acontecimento indesejado e não valoriza suas experiências bem sucedidas.
Ou ainda, pode ocorrer de suas escolhas o conduzirem a respostas desagradáveis e nas quais acredita não ter controle algum. Alguém afirmou ser insano desejar um resultado diferente tendo sempre os mesmos comportamentos. Ou seja, se contamos com uma experiência diferente, precisamos de comportamentos também diferentes dos habituais. Isto é, ao mudar nossas escolhas.
Logo, é necessário arriscar um modo diferente de agir para haver a possibilidade de um resultado diferente. Além do mais, se não enxergamos outras possibilidades além das desagradáveis, incorremos no risco de não nos aventurarmos, não decidirmos e, por conseguinte, não experimentarmos a novidade que uma mudança pode proporcionar.
Portanto, qualquer iniciativa é válida no intuito de buscar o inesperado que uma mudança pode suscitar. Muitas vezes uma ajuda externa possibilita um “olhar” diferente para o mundo ao nosso redor, e nos conduz a uma reflexão importante. Esse olhar diverso é de suma importância para qualquer iniciativa de mudança.
Em muitas ocasiões é preciso começar por nós mesmos e estarmos atentos ao que nos incomoda. E, assim, iniciarmos um processo rumo ao inesperado, o qual pode nos surpreender. Então, sair da zona de conforto da nossa rotina pode, em um primeiro momento, assustar, mas também pode nos levar a experiências inesperadas.
Márcia A. Ballaminut Cavalieri
Psicóloga CRP 06/95124
E-mail: marcia@maximizandoresultados.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As mudanças na nossa vida não definem necessariamente o que somos e o que fazemos, elas apenas nos desafia crescer frente ao inesperado. O homem é um ser cultural e social mobilizado por interesses pessoais que estão ligados a sua atitude diante de si, do outro e da sociedade.
ResponderExcluirNão devemos ter medo de mudar! Dos nossos medos nascem nossas coragens.
Gostei Marcia um abraço maria