Contato (16) 98139 9519 / e-mail:marciabcavalieri@hotmail.com / PSICOTERAPIA DE CASAL E ADULTOS, ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - O olhar da Psicologia unido à Filosofia proporciona questionamentos mais específicos. o Blog - http://marciapsic.blogspot.com/ - possibilita que essas reflexões não sejam exclusivas a acadêmicos ou estudiosos do assunto.
25 novembro 2011
CAIR EM SI
Muitas situações podem ser aquelas que irão proporcionar alguma mudança em nosso jeito de ser e de viver. Na bíblia temos a história do filho pródigo o qual em determinado momento “cai em si” e pondera suas decisões. Certa ocasião um conhecido me contou sobre a experiência de alguém ao experimentar extremo desânimo pela vida e desejando seu término ardentemente. No entanto, quando ele se deparou com um parente em seus dias finais desejando exatamente o oposto, isto é, continuar a viver, pôde experimentar o “cair em si” e retomar sua satisfação em estar vivo.
Do mesmo modo podemos ser surpreendidos com algum “insight” proporcionado por certos eventos. Porém, ao nos lembrarmos do filósofo Heidegger e de sua afirmação de sermos livres para ampliar nosso rol de possibilidades, podemos entender ser possível a nós mesmos a busca desses eventos. Sair da condição de espera por algo que nos surpreenda e nos tire do ritmo no qual estamos seguramente envolvidos e acostumados.
Nos envolvemos em nossa rotina e nos acontecimentos habituais de nosso dia-a-dia. Heidegger afirma ser isso importante para o estabelecimento de nossa segurança e confiança no provir. No entanto essa rotina, também faz com que se torne cada vez mais necessária a ocorrência de eventos surpreendentes, para nos fazer olhar de modo diferente para nossas experiências “habituais”.
Sendo assim, se nos tornamos conscientes desse fato, podemos, então, buscar formas de modificar esse “status quo”. Quando nos permitimos olhar de modo mais atento para as situações rotineiras e comuns, incorremos no risco de nos surpreendermos com elas. Sem necessitar, assim, de situações inusitadas para nos tirar de um processo contínuo no qual nos deixamos envolver.
Nesse caso, o “cair em si” pode ocorrer de modo aleatório e surpreendente. Ou, podemos experimentar a busca por um olhar diferenciado para eventos rotineiros e assim conhecer “insights” diversos. E estes podem proporcionar sensações diferentes que, por conseguinte, podem nos conduzir a experiências renovadas com significados importantes.
Márcia A. Ballaminut Cavalieri
Psicóloga CRP 06/95124
E-mail: marcia@maximizandoresultados.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Creio que sempre seremos surpreendidos por algum " insight" que nos tire da mesmice e amplie nossas posibilidades diante da vida.
ResponderExcluircomo disse o cineasta Domingos Oliveira: " "Ninguem tira a vida de letra"
beosssssss maria
Márcia gostei muito do seu texto parabéns!É muito gratificante poder ajudar alguém ver a vida de forma diferente e cair em si!É uma tarefa difícil ver na nossa rotina algo que nós surprienda,mas é necessário para ganharmos força e coragem para continuar vivendo e lutando por nossos sonhos!Nunca devemos parar de sonhar e para alcançarmos nossos objetivos teremos que enfrentar muitos obstáculos.Por essa razão são de extrema importância os amigos,pessoas que se preocupam com agente.As vezes as palavras não são necessárias,basta ouvirmos o que o outro sente.Nós como profissionais da área de saúde devemos aguçar todos os sentidos para poder realizar um bom trabalho e ajudar o próximo.
ResponderExcluirUm abraço
ullisses
Muito obrigada por seu comentário Ulisses. Com certeza aguçar sentidos faz parte de nosso dia a dia. Um grande abraço.
ResponderExcluirMárcia.
Oi Marcia, bom dia!
ResponderExcluirMuito bom esse texto * cair em si*
Pena que a correria do dia a dia nos estimula a NÃO cair em si!
Abraço pra você e pro meu amigo Lauri!
Comentário enviado por e-mail pelo amigo Eucimar.
Obrigada Eucimar!!!