23 outubro 2015

PRESENTE, PASSADO, FUTURO – Marcando Passos?

O melhor momento pode ser o agora, pois nele reside a real possibilidade de mudança.


Diversos filmes, livros e histórias tratam da busca em voltarmos ao nosso passado e mudarmos as escolhas feitas na época, com as quais já não concordamos no presente. Não raro é ouvir alguém afirmando da alegria que experimentaria se pudesse retomar uma vivência passada e muda-la.
Nosso ser atual constitui um resultado de tudo o que vivemos até o presente. Uma simples mudança em nossa história passada alteraria drasticamente quem somos hoje. Desse modo, nos resta cuidar do que está ao nosso alcance: o presente.
Heidegger, filósofo, afirma que o adoecer reside em nos “deslocarmos” em demasia para o passado ou para o futuro. Isto é, adoecemos quando tentamos mudar o que já ocorreu, ou controlar o que está por vir.
Em muitas ocasiões pode parecer mais aconchegante as recordações das histórias agradáveis que vivenciamos em comparação com as mazelas do existir atual. Ou ainda, nos deslumbrarmos com as possibilidades futuras ainda e comparação com as dores atuais. Porém, ao nos permitirmos tal comportamento podemos perder oportunidades que se apresentam diante de nós na atualidade.
É conhecido não ser sempre uma tarefa aprazível lidarmos com o que nos solicita o hoje. Decisões, escolhas, o que é o melhor ou certo, ou ainda errado, etc. Nesses casos, a fuga da realidade para um momento onde não podemos agir pode representar um convite agradável.
Lidarmos com nossa realidade em termos de opções e escolhas pode nos amedrontar. Entretanto, quando nos permitimos cuidar de quem somos para nos proporcionarmos maior segurança em nossas escolhas, pode significar o limiar entre a satisfação e a frustração, entre adoecer e o recuperar-se.
Então, ao cuidarmos de quem somos hoje, estaremos, por conseguinte, possibilitando a chance de aprimorarmos quem seremos amanhã. E, ao considerarmos a afirmação do físico Fritjof Capra de que somos todos interconectados, estaremos também aprimorando o amanhã de tudo e de todos que partilham nosso existir.

Márcia A. Ballaminut Cavalieri
Psicóloga - CRP 06/95124

Nenhum comentário:

Postar um comentário