08 novembro 2020

INTERCONEXÃO?!

 
Importante destacar que nos relacionamos todo o tempo. No entanto, parece ocorrer um “impulso”, quase que automático, em nos comportarmos de modo oposto a essa observação, e desconsiderar tal possibilidade. 

Atualmente é relativamente frequente sermos atingidos por referências que nos convidam a refletir sobre a importância de determinadas atitudes. Estas referências nos convidam a refletir, de modo significativo, a respeito de nosso comportamento no dia-a-dia.

Fritjof Capra, físico e escritor, destaca um fenômeno ao qual todos nós estamos sujeitos: a interconexão. Esta consiste em uma interligação na qual todos somos “salpicados” com a ocorrência de qualquer fato. Para este autor, nossos comportamentos e atitudes, mesmo os que consideramos serem possuidores de menor significado, têm extrema importância. Pois, afeta a todos os que partilham da condição se ser vivo como nós.

Ou seja, pelo fato de partilharmos um existir, nos encontramos conectados de modo que os resultados subsequentes de nossas atitudes, ou dos outros, incidem sobre nós todos. Assim, é proporcionado um contato mais próximo do que concebemos ser possível.

Então, quando informações sugerem ser necessário atentarmos para as ocorrências à nossa volta de modo mais atento, estas podem representar um passo significativo no que tange a melhoria dos relacionamentos. Tendo em vista que ao exercitarmos o aperfeiçoamento das relações de um modo restrito, incorremos na oportunidade de melhorar, por conseguinte, as relações de um modo generalizado e amplo.

Portanto, a prática de uma observação mais atenta pode tornar possível um conhecimento individual e essencial. Mas, ao mesmo tempo, permitir um conhecimento mais amplo, quando diz respeito ao desenvolvimento da melhoria do convívio ao qual estamos “aprisionados”. E do qual cabe a nós a iniciativa da manutenção, para um estado mais agradável poder sobrepor-se a desgastes “desnecessários”, ao qual nos sujeitamos quando desconsideramos a existência da interconexão das relações.

Márcia A. Ballaminut Cavalieri

Psicóloga CRP 06/95124

E-mail: marciabcavalieri@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário