09 novembro 2012

CRISE: PERIGO E OPORTUNIDADE


Fritjof Capra em seu livro “O Ponto de Mutação” argumenta a respeito da crise e sua possibilidade para a transformação. O autor destaca que a cultura chinesa sustenta uma visão inteiramente dinâmica do mundo e uma significativa percepção da história, inclusive, profunda ciência da conexão entre crise e mudança. Eles utilizam o termo: “wei-ji” para crise, que é composto dos caracteres perigo e oportunidade.
 Erick Erickson, por sua vez, destacou a importância da crise no processo de desenvolvimento. Ele afirma que o indivíduo necessita transpor uma crise para que possa alcançar um novo ponto em seu progresso vital. Ou seja, todo crescimento envolve algum movimento o qual, segundo esse autor, tem como “gatilho” uma crise.
Não se pode, no entanto, deixar de considerar a crise como um perigo. Mas, também representa uma oportunidade. E, ao vivenciarmos um momento no qual nos sentimos em conflito ocorrem certos movimentos inevitáveis nos quais nossos sentidos entram em ação de modo mais aguçado. Isso constitui uma possibilidade para o desenvolvimento, mas em contrapartida pode nos paralisar diante do perigo iminente.
O modo como lidamos com o momento de crise é sumamente importante. Pois, esse modo irá definir se ela representará um avanço ou um retraimento em nosso desenvolvimento pessoal. A mudança, após a tensão experimentada, é inevitável. Desse modo, um cuidado especial se faz necessário para podermos inserir em nosso processo de crise a oportunidade, em oposição ao perigo.
Sendo assim, pode-se compreender que a crise constitui uma ocasião para um movimento em prol de algum tipo de mudança. No entanto, cabe a nós dispô-la em equivalência com o perigo ou com a oportunidade.
Muitas vezes podemos nos sentir inaptos a assumir o controle da situação que vivenciamos. Mas, se assumirmos nossa posição de liberdade de escolha e unirmos a essa liberdade nossa compreensão para as consequências que as escolhas envolvem, como sugere Jean-Paul Sartre; poderemos, como sugere o filósofo Heidegger, nos colocar em posição de dilatar o número de possibilidades a nós oferecidos. E, desse modo, poder orientar a mudança ocasionada pela crise para o nosso crescimento pessoal.
Assim, transformamos o perigo em oportunidade de desenvolvimento, e nos tornamos cada vez mais aptos a lidar com as dificuldades iminentes no processo de existir ao qual estamos sujeitos. Proporcionando a nós mesmos o exercício pleno de nossa liberdade e, por conseguinte, exercitamos nossa capacidade para o uso positivo dos momentos de dificuldade, os quais, são, na maioria das vezes, inevitáveis.

Márcia A. Ballaminut Cavalieri
Psicóloga CRP 06/95124

8 comentários:

  1. Que texto maravilhoso!
    Este com certeza se tornou o número 1, na minha opinião é claro!
    Parabéns mais uma vez mulher abençoada! Você merece a honra do reconhecimento.
    Beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!!!
      Não tenho palavras para expressar minha gratidão por seu olhar tão gentil para meu trabalho.
      Fico muito contente que tenha gostado e é muito bom ter esse tipo de retorno.
      Obrigada.
      Beijos e fique com Deus você também!!
      Bom final de semana a vc e toda a família.
      Márcia.

      Excluir
  2. Excelente texto!! Sempre muito bom acompanhar cada um dos que você escreve Márcia, pois todos contribuem pra aprimorar todo o trabalho que fizemos juntas!! Parabéns!!Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!!!
      Fico muito contente que tenha gostado e, principalmente que nosso trabalho tem rendido muitos frutos.
      O mais importante de todo trabalho, seja ele qual for, é a manutenção dos ganhos obtidos.
      Parabéns pelo sucesso de todo o seu empenho.
      Obrigada!!!
      Beijos.
      Márcia.

      Excluir
  3. Texto maravilhoso!!! Adorei a riqueza de informações somada à linguagem acessível, principalmente pra quem não é da área. Inclusive cheguei à conclusão de que tenho tirado pouco proveito das minhas crises. Tenho ficado meio paralisada ao invés de tomar impulso, ou, como você afirmou no texto, transformá-las em oportunidade de crescimento. Muito bom!!! Vou acompanhar o blog...
    (Luiza Afonso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!!!
      Que bom que gostou do texto, fico muito contente.
      Obrigada por seu retorno. É muito gratificante recebê-los.
      E, fico muito satisfeita que um texto meu possa tê-la movimentado de alguma maneira.
      Crescer é sempre difícil, mas muito gratificante.
      Beijos.
      Márcia.

      Excluir
  4. Crise é sempre algo positivo, pois gera, inevitavelmente, mudança e crescimento. As transformações mais significativas e profundas na vida de uma pessoa acontecem depois de alguma crise.

    Mais uma vez, um excelente texto!

    Parabéns, Márcia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro!!
      Que bom que tenha gostado do texto. obrigada.
      Com certeza a crise nos oferece grandes chances de mudança.
      Abraço.
      Márcia.

      Excluir