19 julho 2013

GANHAR E PERDER

Nos acostumamos a contabilizar ganhos e perdas como sendo algo totalmente desconexo um do outro. No entanto, se considerarmos que ganhar e perder constitui dois lados de uma mesma situação, poderemos nos colocar em uma posição na qual nos permita reflexões a respeito delas e, deste modo, a oportunidade de transformações. Isto é, modificarmos nossa compreensão acerca de nossos ganhos e nossas perdas.
Quando nos dispomos a uma análise mais distanciada de nossas vivências, ampliamos nossa capacidade de interpretação dos fatos. Pois, ao nos colocarmos como expectadores de nossos próprios dissabores, dilatamos o horizonte no qual estamos inseridos e, assim, aumentamos os referenciais disponíveis às nossas considerações.
No entanto, ao limitarmos nossa compreensão a um único ponto de referência, desconsideramos alternativas que podem converter-se em circunstâncias não percebidas anteriormente. Isso deve-se ao fato de restringirmos nosso campo de “visão” e, igualmente, nosso potencial de análise.
É comum justificarmos a impossibilidade de distanciamento com explicações relativas à questões emocionais alheias ao nosso desejo. No entanto, ao exercitarmos o disponibilizar um “fôlego” para nós mesmos nos momentos mais delicados de nosso dia-a-dia, estaremos investindo em nosso potencial de liberdade. Isto é, quando admitimos estar em nossas mãos as possibilidades de mudanças relacionadas aos ganhos e perdas que experimentamos, nos libertamos das amarras das limitações incutidas em nossos comportamentos “viciados” e que ocasionam respostas já conhecidas.
Ou seja, lamentamos não dispormos de total liberdade para colocarmos em prática o que desejamos. Contudo, muitas vezes nos escondemos em justificativas variadas e já conhecidas. Com isso, nos esquecemos de utilizar nossa criatividade em prol da amplitude de nosso rol de possibilidades em oposição à ampliação de nosso rol de explicações para justificarmos nossos dissabores. Portanto, distanciamos de nós a responsabilidade por nossos ganhos e perdas.

Márcia A. Ballaminut Cavalieri
Psicóloga CRP 06/95124

2 comentários: