31 outubro 2014

APRENDENDO

Ao longo de nossa existência vivenciamos diversas situações, agradáveis ou não. Porém, nem sempre dedicamos maior disponibilidade de nosso tempo observando-as de modo a aprender com elas. Por exemplo, a cada momento do dia nos relacionamos com alguém e isso nos proporciona a oportunidade de, ao menos, aprender como lidar com essa pessoa. Mas muitas vezes preferimos apenas nos lamentar por situações que nos contrariam e não destinarmos mais tempo e atenção ao ocorrido, impossibilitando a oportunidade do aprendizado.
Alguém um dia lamentava-se de uma situação com um grupo de amigos que o fez sentir-se muito contrariado. Dizia que os amigos não o entendiam e que agiam sempre do mesmo modo com ele em situações semelhantes. Ou seja, as situações se repetiam com as mesmas pessoas e esse alguém não foi capaz de, em momento algum, ter a iniciativa de tentar outro tipo de comportamento para experimentar outro tipo de resultado. Muitas vezes não atentamos para o fato de a mudança poder acontecer a partir de nós mesmos, de um comportamento nosso, diferente do habitual.
Esperar um resultado diferente em uma situação repetida com um mesmo comportamento parece, no mínimo, insano. As experiências estão o tempo todo nos oferecendo oportunidades de aprendizado, entretanto precisamos vê-las para que a aquisição desse conhecimento aconteça. Contudo, o olhar precisa ser atento e reflexivo, algo que nem sempre estamos dispostos a praticar.
Podemos afirmar que a rotina acelerada do dia-a-dia não nos permite investirmos em a tal reflexão. Porém, de um modo parecido, quase todas as pessoas se lamentam das mesmas coisas: alguém que não o entendeu, um acontecimento que o constrangeu, um acolhimento que não teve e por aí podemos fazer uma imensa lista. Mas a questão é: se nós não encontrarmos tempo para reflexões que permitam um aprendizado a respeito de nós mesmos, como poderemos nos desenvolver e almejar crescimento e sucesso em qualquer âmbito de nossa vida seja ele familiar, profissional ou acadêmico?  

Márcia A. Ballaminut Cavalieri
Psicóloga - CRP 06/95124

Nenhum comentário:

Postar um comentário